quinta-feira, 8 de maio de 2008

Como é gostoso o futebol

Nesta e nas próximas semanas, além de editar o caderno de esportes do JB, estou dando aula no curso de jornalismo esportivo da Fundação Mudes. As aulas são na Rua México, no Centro, e começam às 9h30. Nesta quinta, no trajeto de minha casa até o curso, ouvi pelo menos umas cinco referências ao Flamengo 0 x 3 América. Eram, evidentemente, torcedores dos outros grandes do Rio zoando os rubro-negros e vibrando como há muito tempo não faziam, por causa da catástrofe que atingiu o coirmão. Apesar de em minhas veias o sangue que corre ter o preto com o vermelho, não pude evitar boas risadas nesse trajeto. O que confirmou a minha certeza de que isso é o grande segredo do futebol: a gozação, a zoação, a integração que esse esporte promove entre os homens - quando estes têm espírito esportivo. Se não fosse isso, não teria a menor graça vencer ou perder, ser campeão ou ir dormir com uma surra de 3 a 0 nas costas.

2 comentários:

Rafael Leme disse...

Como flamenguista, senti a mesma coisa ao dia seguinte. Por mais estranho que pareça, as gozações me fizeram dar boas risadas e melhoraram o ânimo. Realmente esse é o lado divertido, saudável do "torcer".

Ricardo Gonzalez disse...

Rafa é o meu comentarista favorito, até porque, por enquanto, é um dos raros, hehehe. Beijão, filhote.