domingo, 2 de março de 2008

Natal em março

Nesta segunda-feira, dia 3 de março, comemora-se lá em casa o Natal. Neste e em todos os dias 3 de março. Calma, amigos, ainda não enlouqueci. Também abro presentes e como os restos da ceia nos dias 25 de dezembro. Mas o tal 3 de março é o dia em que nasceu o Deus de todos aqueles que torcem pelo Flamengo. É o aniversário de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, o Galinho de Quintino, agora com 55 anos.
Zico é a segunda pessoa que mais alegrias me deu na vida. A primeira é Rafael, meu filho. Mas o Galinho só perdeu a primeira colocação há dois anos. Explico: vi Zico jogar pelo Flamengo por 17 anos, na arquibancada e nas tribunas de imprensa. E foi ele quem mais me emocionou enquanto Rafa não completou 17 anos e um dia - minha ex-mulher não gostava muito da comparação, mas ela era verdadeira.
Quando vi Paul McCartney de perto, em 1990, no Maracanã (tinha de ser ali...), foi uma emoção única, incomparável para quem os quatro Beatles são quase parentes. Mas foi uma. Ou melhor, duas, já que estive nos dois shows. Com Zico foram centenas. Um blog não cabe para contá-las.
Lembro de uma, muito pessoal, no dia 31 de maio de 1980, véspera da final do Brasileiro. Tinha 15 anos e fui à Gávea ver o treino final antes da epopéia do dia segunte contra o Atlético-MG. Fiquei plantado no portão de entrada dos jogadores, até que embicou o carro dirigido por Sandra, com Zico na carona, a perna direita toda enfaixada. Ele me deu o sonhado autógrafo, mas não dormi direito naquela noite temendo que o Flamengo não tivesse seu Deus em campo. Teve, e o resto a história é conhecida por todos.
Depois de tantos anos entrevistando jogadores, a gente perde aquela ilusão de torcedor, e cada entrevistado vira "apenas" uma fonte de informação. Zico é o único com quem ainda tenho reverência, por mais que já tenhamos conversado muitas vezes. Há a isenção, há o profissionalismo, há o interesse do leitor em primeiro lugar. Mas, lá dentro, há, sim, a reverência. Já disse uma vez a Zico que na minha casa tem ceia no dia 3 de março. Modesto, ele riu e pediu para eu "parar com isso". Não paro. Nem ele tem a noção exata do que significa para cada rubro-negro. Parabéns, Zicão, e obrigado por tudo.

2 comentários:

Unknown disse...

Grande Gonza!
Espero que você marque aqui neste novo blog os seus golaços também.
abraços,
HK

Ricardo Gonzalez disse...

Henrique Koifman, meu caro amigo, jornalista brilhante, ex-companheiro de O Dia. Obrigado pela força e volte sempre por aqui!!!